Extrato de alho melhora sistema imune de indivíduos saudáveis | Hospital Lifecenter

Extrato de alho melhora sistema imune de indivíduos saudáveis 09/04/2012

Pesquisadores norte-americanos publicaram na revista Clinical Nutrition um estudo que demonstra os efeitos da suplementação de extrato de alho na melhora do sistema imunológico e na redução da gravidade dos sintomas de gripes e resfriados.

Foi realizado um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, que recrutou indivíduos saudáveis para determinar o efeito da suplementação do extrato de alho sobre a proliferação de células imunológicas e sintomas de gripes e resfriados. Foram avaliados 120 indivíduos, sendo 55 homens e 65 mulheres, na faixa etária de 21 a 50 anos, com um índice de massa corporal entre 18 e 30 kg/m2. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para receberem 2,5 g/dia, em cápsula, do extrato de alho (grupo tratado, n=60), durante 90 dias, ou placebo (grupo controle, n=60).

Após 45 dias de suplementação, os pesquisadores observaram aumento de proliferação de células T gama delta (linfócitos T gama delta, p=0,039) e ativação de células natural killer (linfócitos NK, p=0,043) em comparação com o placebo. Essas células têm papel fundamental no sistema imunológico e nas respostas inflamatórias. As células T são responsáveis pela imunidade celular, destruindo organismos estranhos ou células infectadas, enquanto que as células NK têm papel importante no sistema imune inato, contra infecções virais e tumores.

No final do estudo, após 90 dias de suplementação, foi observado que, embora não tenha diminuído a incidência de gripes e resfriados, o extrato de alho reduziu a gravidade dos sintomas relatados (21% menor, p<0,001), diminuiu o número de dias com os sintomas (61% menor, p<0,001) e causou uma menor influência na capacidade de realizar atividades cotidianas, como trabalho e estudo (58% menor, p<0,001).

“Nosso estudo demonstrou que a suplementação do extrato de alho reduziu a gravidade dos sintomas de gripe e resfriados, estando associada com as mudanças nas células NK e T gama delta. Novos estudos devem ser realizados com o objetivo de examinar quais os compostos presentes no extrato de alho que estão associados com esses efeitos”, concluem os autores.

Texto: Rita de Cássia Borges de Castro
Fonte: http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=545

  • Foto: Camila G. Marques

 

Voltar

Encontre seu médico

encontrar

Confira nossos serviços

conferir

Procure seu convênio

procurar